Um lugar para passear com a família
(017) 99621-4648

Um lugar para passear com a família

A exuberância da natureza chama a atenção na avenida Waldemar Haddad, perto do residencial Quinta do Golfe, em Rio Preto. Quem passa direto pela avenida Juscelino Kubitschek pode nem perceber que ali perto tem um espaço de verde intenso, árvores das mais variadas espécies e gramado impecável.

A avenida, entrecortada por retas e uma ou outra curva, é margeada por um condomínio fechado de alto padrão e o clube de golfe, cujos acessos são restritos a moradores e esportistas, respectivamente. Um amplo espaço público para quem deseja movimentar o corpo, com o adicional dos requisitos: segurança, tranquilidade e a presença de aves de variadas espécies.

Existe importante diferencial: as calçadas são uniformes. Dessa forma, é facilitada a passagem de quem escolheu a caminhada como forma de buscar mais qualidade de vida.

Embora informal, a nova pista é usada, sobretudo nos finais da tarde, por alguns moradores de bairros próximos, como o Jardim Tarraf, e de condomínios fechados nas redondezas. Sem levar em conta o fundamental ato de cuidar da saúde, os frequentadores da avenida têm a possibilidade de acompanhar um entardecer de tirar o fôlego.

Distantes, os tradicionais edifícios da cidade parecem obras insignificantes. Como a passagem de veículos é pequena na maior parte do tempo, a avenida tem espaço de sobra para ciclistas, inclusive profissionais com suas bicicletas especiais, e skatistas se divertirem com seu espírito radical.

No mais perfeito sossego, manobras, pedaladas ou passos acontecem ao mesmo tempo e, acima de tudo, em comunhão com o meio ambiente. Quase não se escutam na Waldemar Haddad os sons característicos e produzidos na área central, entre os quais trânsito carregado, máquinas usadas na construção civil e pedestres em eterno ir e vir. 

O silêncio profundo é quebrado, quase sempre, por serelepes aves, como tucanos, maritacas e passarinhos. Coqueiros e árvores estão espalhados. É impossível não perceber o canteiro, que é todo gramado. No meio da via, existe um amplo lago, com água cristalina. Tudo isso está à disposição de qualquer cidadão. 

Basta reservar espaço na agenda, colocar roupa adequada e pôr o corpo em movimento, com uma vantagem: a natureza ao alcance dos olhos.



Categoria: COISA NOSSA

Criado em: 04/04/17 17:04:34

Sobre Autor

Raul Marques atua na imprensa de São José do Rio Preto (SP). Desempenhou as funções de produtor, repórter, chefe de reportagem, repórter-especial e editor. Trabalhou durante 12 anos no jornal Diário da Região, onde atuou na cobertura da Guerra Civil no Haiti e produziu importantes reportagens e séries especiais sobre história, comunidade, trânsito, turismo, meio ambiente e saúde. Tem dois livros publicados.