As belezas do Talhadão
(017) 99621-4648

As belezas do Talhadão

O distrito de Duplo Céu, em Palestina, guarda uma das belezas naturais mais bonitas da região de Rio Preto: a Cachoeira do Talhadão. O lugar recebe centenas de visitantes aos finais de semana. Eles ficam encantados com as quedas d’água e verde. 

É permitido nadar, mas é importante tomar cuidado com as pedras no leito do rio. A cachoeira fica no rio Turvo, que nasce em Monte Alto e tem 267 km de extensão. É um verdadeiro patrimônio verde do Noroeste paulista. 

Além de se banhar nas águas agitadas, é possível passar horas tranquilas na sombra, tomar uma bebida com os amigos (desde que não jogue o lixo no chão), pescar e circular com tranquilidade. Bom passeio para um domingo.  

Esse verdadeiro tesouro verde quase desapareceu recentemente, quando tentaram construir uma central hidrelétrica nas cercanias. A Justiça de Palestina determinou que a cachoeira fosse registrada no nome da prefeitura da cidade. 

O complexo tem 115 mil metros quadrados e abriga importantes sítios arqueológicos, que guardam vestígios de atividades humanas no passado. No local, foram encontradas urna funerária, com 24 fragmentos de ossos e 27 dentes de uma criança de 8 anos, telhas e rochas esculpidas.  

A cachoeira do Talhadão é um patrimônio natural não só da região de Rio Preto, mas do Brasil. Se tiver um tempo, faça uma visita. Não vai se arrepender. 






Categoria: GIRO REGIONAL

Criado em: 25/04/17 11:04:19

Sobre Autor

Raul Marques atua na imprensa de São José do Rio Preto (SP). Desempenhou as funções de produtor, repórter, chefe de reportagem, repórter-especial e editor. Trabalhou durante 12 anos no jornal Diário da Região, onde atuou na cobertura da Guerra Civil no Haiti e produziu importantes reportagens e séries especiais sobre história, comunidade, trânsito, turismo, meio ambiente e saúde. Tem dois livros publicados.