Lançamento do livro sobre Potirendaba
(017) 99621-4648

Lançamento do livro sobre Potirendaba

Mais de 300 convidados acompanharam o lançamento do livro ‘A História de Potirendaba’ no Clube Icaraí, em Potirendaba, no dia 21 de julho. A noite foi marcada por homenagens e muita emoção. Isso revela a importância do resgate e da documentação da memória de uma cidade, seus moradores, sua cultura e tradições.

Cada um dos personagens retratados no livro ganhou um ramalhete de flores e um exemplar autografado pelo idealizador da obra, o empresário José Luiz Franzotti. Hortência Marcari, nascida em Potirendaba, mandou mensagem falando do carinho que tem pela cidade, onde nasceu e da importância do livro. 

Hortência não pode ir ao lançamento por conta de uma viagem para Israel, a convite da Rede Globo. Também mandaram mensagens Sigmar Malvezzi, psicólogo da USP, e Reginaldo Prandi, autor de mais de 30 livros.

O evento foi prestigiado por famílias tradicionais de Potirendaba e também por dezenas de políticos e prefeitos de cidades vizinhas. O deputado estadual Orlando Bolçone, o prefeito de Rio Preto, Edinho Araújo, e o ex-prefeito de Rio Preto Valdomiro Lopes compareceram.

No encerramento da festa, Franzotti falou do sonho que sempre teve em proporcionar para a cidade um livro que documentasse a riqueza de suas tradições, histórias e cultura.

O livro reúne mais de 180 fotos antigas e recentes, além de 125 textos em uma edição elegante  e cuidadosa. A obra tornou-se realidade através do trabalho coletivo de vários profissionais. O jornalista Raul Marques foi o redator dos textos. Deodoro Moreira, da editora Serifa, foi o editor da coletânea. 

O fotógrafo Guilherme Baffi retratou obras e personagens. A capa, de uma beleza simples e comovente, traz a palavra Potirendaba preenchida por pequenas flores, que traduzem a origem do nome indígena: campo de flores. A criação foi dos publicitários Solange Massuia e Ailton Marques, ambos da DLM Propaganda, também responsável pela diagramação.

O livro ‘A História de Potirendaba’ será disponibilizado em bibliotecas, escolas e diversos outros espaços públicos, onde a população terá acesso aos exemplares. A publicação da obra foi possível graças ao apoio das empresas Poty Cia. de Bebidas e Usina Santa Isabel, com realização da Rhode TM e do Governo do Estado de São Paulo, Secretaria de Estado da Cultura, por meio do ProacSP – Programa de Incentivo à Cultura do Estado de São Paulo.

Categoria: GIRO REGIONAL

Criado em: 25/07/17 17:07:26

Sobre Autor

Raul Marques atua na imprensa de São José do Rio Preto (SP). Desempenhou as funções de produtor, repórter, chefe de reportagem, repórter-especial e editor. Trabalhou durante 12 anos no jornal Diário da Região, onde atuou na cobertura da Guerra Civil no Haiti e produziu importantes reportagens e séries especiais sobre história, comunidade, trânsito, turismo, meio ambiente e saúde. Tem dois livros publicados.